Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

25 de maio de 2016

Aprender com outros

1 Coríntios 10.1-13

Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados a fim de servir de exemplo para os outros, e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós. (v. 11)
Não precisamos “quebrar a cara”. As histórias de outras pessoas estão aí para nos ensinar. Um dos objetivos das histórias relatadas na Bíblia é o de “servirem de aviso para nós” (v. 11). O povo de Israel, em sua trajetória rumo à terra prometida, é um exemplo do grande amor de Deus pela humanidade. Deus libertou Israel da escravidão no Egito e sustentou-o na sua caminhada. Contudo a maioria do povo de Israel queixou-se da vida, testou Deus e preferiu o caminho da imoralidade. Em decorrência, muitos morreram no deserto (Números 21.6). Deus continua amparando seus filhos e suas filhas. Contudo a tentação e a maldade estão em todas as esquinas da vida com a perna esticada para nos derrubar. A história do povo de Israel alerta-nos sobre o perigo de cair nessas armadilhas. A boa notícia é que Deus quer manter-nos em pé e ajudar a pular por cima de toda a tentação. “Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela” (v. 13). Quando as pernas fraquejam, o melhor é colocar-se logo de joelhos em humildade e oração, pedindo a ajuda de Deus. Nele “receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hebreus 4.16). O aviso e os exemplos estão aí. Para nos darmos bem, vamos dar ouvidos à Escritura Sagrada. Ela tem as palavras que dão a vida eterna.