Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

12 de julho de 2016

Viver só de pão?

Êxodo 34.18-35

Moisés ficou ali com Deus, o Senhor, quarenta dias e quarenta noites e durante esse tempo não comeu nem bebeu nada. Ele escreveu nas placas de pedra as palavras da aliança, isto é, os dez mandamentos. (v. 28)
Sabemos da importância de uma boa alimentação, uma alimentação saudável e nutritiva. Não é fácil nem recomendável ficar sem se alimentar. A comida e a água são imprescindíveis para os seres humanos. Precisamos do alimento para viver. Por outro lado, em geral, gostamos de comer. Normalmente, a refeição é um momento prazeroso. Apreciamos almoçar ou jantar com a família, com amigos e amigas. Quantas vezes celebramos datas importantes, como aniversários e bodas, com uma boa refeição! A Bíblia, no entanto, nos lembra: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz” (Mateus 4.4). Ouvir o que Deus tem a dizer é tão importante quanto comer. Ou, em alguns casos, até mais importante, como exemplifica a passagem de Êxodo 34.28. Diante disso, podemos refletir: que tempo, ou que momentos, estamos dedicando para alimentar a nossa fé, ouvir e meditar sobre a Palavra de Deus? Ao longo desses anos, já ouvi muitas pessoas testemunharem que a leitura das meditações do Castelo Forte ajuda-as a dedicar um momento diário para ouvir o que Deus tem a dizer. Também as celebrações comunitárias são espaços para conversar com Deus. Podemos aproveitar essas oportunidades para ter um tempo prazeroso com a família, com a comunidade e partilhar o alimento que é Jesus Cristo.