Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

04 de outubro de 2016

Amparados por Deus

Jeremias 45.1-5

Eu farei a desgraça cair sobre toda a humanidade, mas você pelo menos escapará com vida, esteja onde estiver. Eu, o Senhor, falei. (v. 5)
Há momentos na vida em que somos dominados por desânimo e falta de esperança. Parece que não conseguimos mais carregar o sofrimento e a dor. Essas situações podem ser causadas por preocupações com a família, o emprego, doenças, com a perda de uma pessoa querida e por muitas outras razões. Baruque, que anotara as palavras de juízo anunciadas por Deus a Jeremias, está arrasado. Todo falar, alertar e denunciar foram em vão. O povo, totalmente cego, não quis ouvir. Agora, tanto Baruque como Jeremias estão no Egito, para onde foram levados à força por aqueles que fugiram para lá. Mas Deus não abandona Baruque em sua aflição. Por meio de Jeremias anuncia palavras de consolo: “Você escapará com vida, esteja onde estiver”. Deus não promete livrá-lo de sofrimento. Somente informa que sua vida será poupada. Os que confiam no Senhor também passam por situações de angústia e dor, mas nelas são amparados pela mão de Deus. Ele os presenteia com vida, mesmo quando são rodeados pelo poder da morte. O consolo que Baruque recebeu é confirmado por Jesus na promessa: “E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mateus 28.20). Sim, podemos viver na certeza de que Deus chegará ao alvo, conosco e com o mundo, apesar de tudo o que vemos desmoronar, pois a pedra fundamental para a nova realidade já foi lançada: Jesus Cristo.