Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

24 de novembro de 2016

Ventos nos levam?

Isaías 57.1-13

O vento levará esses deuses para longe, um sopro os fará desaparecer. Mas os que confiam em mim morarão na Terra Prometida... (v. 13)
Conhecemos a força que os ventos têm sobre a natureza e também sobre a nossa vida. Como é difícil agir contra o vento! Dependendo de sua força, ele arrasta tudo consigo. Também pessoas podem ser levadas por ventos que influenciam as suas vidas, afastando-as de Deus. As pessoas transformam coisas, como pedras lisas recolhidas nos riachos, em deuses que adoram e a quem trazem “ofertas de vinho e cereais” (v. 6). Agindo assim, as pessoas esquecem o Deus verdadeiro e “satisfazem os seus desejos impuros” (v. 8). Em lugar desses ventos enganadores, Isaías oferece o único vento que pode aproximá-las de Deus. Diz o Senhor: “Mas os que confiam em mim morarão na Terra Prometida”. Como estão os ventos em nossa vida? Para onde nos levam? Ao egoísmo, que quer tudo para si e não é capaz de olhar e ajudar pessoas que estão em necessidade? Será que são objetos ou pessoas, nos quais se confia e afastam da adoração ao Deus único? Assim, ventos variados afastam deste Deus que quer exclusividade para si. Em Efésios 4.14, o apóstolo Paulo aconselha: “Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas”. Precisamos da força que Deus, em seu Espírito Santo, nos dá para poder resistir aos falsos ventos, que nos querem levar para longe do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e, por ele, nosso Pai.