CIL - Comissão Interluterana de Literatura  
   português  english
Menu
Página Inicial
Quem somos
Obras de Lutero
Obras Selecionadas
Chave Multilíngue
A vida de Lutero
Castelo Forte
Confissão de Augsburgo
Convênio de Cooperação
Conferência Nacional Interluterana
Literatura sobre Lutero
Hinos de Lutero
Igrejas Luteranas
Medite com o Castelo Forte
Meditações de Lutero
Um homem do Milênio
Informativos
O Abraço de Deus
Dicas de Redação
Contate-nos
Procure por mensagens
 
 
Dicas de Redação para textos do Castelo Forte
 

Castelo Forte quer participar da vida do leitor, confortando e ajudando-o a louvar e agradecer a Deus em qualquer situação. Por isso a linguagem deve ser simples e concreta e falar das coisas da vida à luz do Evangelho. Importa que, através de suas meditações, o devocionário esteja presente o ano todo e seja um companheiro no cotidiano.

 

Receita para uma boa meditação:

  1. Leia as instruções que seguem.
  2. Leia e medite sobre o texto bíblico proposto.
  3. Dê um título provisório ao seu texto. O título é a chave de sua meditação. Procure construí-lo com curtas e poucas palavras. Ele deve ser um resumo do conteúdo da meditação.
  4. Escolha um versículo-chave do texto bíblico proposto e cite-o por extenso logo depois do título e faça dele o centro de sua meditação (não deixe de considerar todo o texto e contexto!).
  5. A abertura, isto é, o primeiro parágrafo, deve cativar o leitor e estimulá-lo a querer ler adiante. Por isso ela é muito importante.
  6. Os parágrafos não devem ser curtos demais nem longos demais. Cada parágrafo é uma unidade de pensamento. Não crie novas unidades de pensamento sem relação com a anterior. Interligue os pensamentos.
  7. As frases devem ser claras, de preferência, afirmativas, positivas e edificantes – fale sobre Lei e Evangelho. Dê preferência ao Evangelho.
  8. As palavras desnecessárias devem ser cortadas. A precisão vocabular e os termos específicos tornam o texto claro e informativo. Evitar, ao máximo, a repetição de sinônimos (ex.: o tempo estava lindo, maravilhoso, exuberante...), para impressionar. Textos assim só cansam o leitor.
  9. 9. O fecho é importante. A última impressão é que marca e leitor. Quem atraiu o leitor com um título cativante, com uma abertura motivadora, com parágrafos e frases bem concatenadas, deve encerrar a sua meditação com um final “apoteótico”, com uma surpresa marcante.
  10. Pronto o texto? Releia-o três vezes: na primeira leitura examine se o seu conteúdo está correto, se ele corresponde ao texto bíblico que foi proposto; na segunda, descubra erros de digitação, ortografia, acentuação e pontuação; se as referências bíblicas foram feitas por extenso (assim: Êxodo 5.10 e não Êx) e se as citações se baseiam na Nova Tradução na Linguagem de Hoje; na terceira, corte frases e palavras redundantes e desnecessárias.
  11. Nova redação: conte os caracteres. Selecione o texto, sem título e sem oração, clique em ferramentas, contar palavras e veja se a meditação se situa entre 1450 e 1500 caracteres com espaço.
  12. Nova redação: observe se a oração tem relação com a mensagem e se tem até 250 caracteres com espaço.
  13. Avalie e defina o título.
 
Editoras

Editora Sinodal
Rua Amadeo Rossi, 467
CEP: 93.030-220
São Lopoldo - RS
Fone/Fax: (51) 3037-2366
www.editorasinodal.com.br
editora@editorasinodal.com.br
Editora Concórdia

Avenida Pátria, 466
CEP: 90.230-070
Porto Alegre – RS
Fone/fax: (51) 3272-3456

www.editoraconcordia.com.br
editora@editoraconcordia.com.br
Atenção!
Envie sua opinião e sugestões sobre o site da CIL para:

cil@lutero.com.br
Deseja adquirir algum produto de nossas editoras?
Confira a lista de distribuidores:
Editora Sinodal
Editora Concórdia
 
Caixa Postal: 11 - CEP: 93001-970 - São Leopoldo - RS - Brasil - Fone: (51) 3037-2366   
Desenvolvimento PW Agency