Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

10 de maio de 2015

Juízo, menina!

Provérbios 9.1-18

Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. (v. 10)
Na adolescência, sempre ouvia estas palavras: “Juízo, menina!”. Era a recomendação dos meus pais quando eu saía de casa. Ter juízo, na compreensão deles, significava agir com responsabilidade. O texto bíblico contrapõe sabedoria à falta de juízo. Para ser uma pessoa sábia é preciso temer a Deus. Pois é o conhecer a Deus que nos dá a compreensão certa das coisas e do valor que elas realmente têm. Quem é sábio e conhece a Deus, tem coração humilde e aceita ser corrigido quando está errado, indiferentemente da sua idade. A pessoa sem juízo, ao contrário, é arrogante e vaidosa. Quando alguém lhe diz que está errada, reage com raiva e insultos. Certa vez o líder religioso tibetano Dalai Lama foi perguntado: “O que mais lhe surpreende na humanidade”? Sua resposta nos ajuda a refletir e a avaliar se estamos sendo sábios ou sem juízo: “As próprias pessoas. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro; depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Porque pensam ansiosamente no futuro e, por isso, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver o presente nem o futuro. E porque vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido!”. O temor a Deus nos torna sábios e nos dá a compreensão certa das coisas e do valor que elas realmente têm. Se estivermos vivendo como pessoas sem juízo, vamos agora ser humildes e deixar que Deus nos corrija em nossos caminhos! Portanto, juízo!