Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

24 de novembro de 2015

Paciência

Tiago 5.7-12

Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. (v. 7)
“Haja paciência!” É a exclamação do usuário do sistema público de saúde quando aguarda a vez da sua consulta numa fila interminável. Ele é chamado de paciente, porque não vê outra opção a não ser exercitar o controle emocional sem perder a calma enquanto espera. Tiago diz: “Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas” (v. 7). O agricultor espera, mas não fica sem ação. Ele combate as ervas daninhas, mas não pode antecipar o resultado da colheita. Tiago, na verdade, fala em paciência e perseverança. Paciência é a atitude amorosa diante dos outros. Perseverança é a atitude firme diante de circunstâncias difíceis. Ele se refere à paciência dos profetas e à perseverança de Jó nos momentos de aflição e perda. “A paciência convence até as autoridades; a perseverança pode vencer qualquer dificuldade” (Provérbios 25.15). Paciência e perseverança! Quem as exercitou melhor do que o Salvador Jesus ao lidar com seus discípulos e acolher pecadores arrependidos? Ele foi perseverante até às últimas consequências ao assumir nossa impaciência e outros pecados e pagar na cruz por eles. Então, enquanto aguardamos a vinda do Salvador para julgar vivos e mortos, nossa paciência precisa ser alimentada com as palavras dele. “Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus!” (Romanos 15.5). Esperemos, portanto, a segunda vinda de Cristo, agindo em amor para com Deus e as pessoas.