Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

16 de fevereiro de 2004

SANTA CEIA – PALAVRA VISÍVEL

1 Coríntios 11.23-27

A Ceia do Senhor é um acontecimento importante para a vida cristã. Há diversos momentos distintos que podem ser mencionados a partir do texto bíblico de hoje, como veremos a seguir. Quando celebramos a Ceia, lembramos toda a obra de Jesus. Sua celebração está intimamente ligada ao Cristo que a instituiu. Sem este vínculo, a Ceia deixa de ser Ceia santa, sagrada. Memória é coisa muito importante para a vida da gente, mais ainda, quando se trata da memória que identifica a quem pertencemos. Na celebração da Ceia, somos alimentados para a vida. Podemos ouvir e sentir que o pacto de amor de Deus por nós está mantido. Por isso, podemos viver em liberdade diante de Deus e das pessoas, sem medo de quaisquer poderes, sejam eles reais ou não. Nesta liberdade, teremos olhos para os outros ao nosso redor, principalmente para os mais fracos. Celebrando, estamos testemunhando. Não celebramos apenas para satisfazer nossa necessidade religiosa, mas, em o fazendo, estamos dizendo quem é o Senhor em nossas vidas, quem a determina e, também, a quem podemos recorrer. É por tudo isso que a Santa Ceia é uma festa de alegria e gratidão, é eucaristia. Existe, em muitas comunidades – que testemunho negativo! – um ar quase fúnebre quando se celebra a Ceia. O fato de o Cristo se dar a nós sob pão e vinho, abraçando-nos e fazendo-nos um só corpo, é festa. Um ateu famoso disse certa vez que os cristãos deveriam parecer mais salvos! Será que ele tinha assistido as celebrações sem alegria, sem gratidão e sem confiança?