Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

24 de outubro de 2003

MEDO DA MORTE?

Mateus 22.23-33

Você tem medo de morrer? A morte o assusta? Muitas vezes, ouvem-se pessoas dizerem: “Ah, esse assunto de morte é desagradável demais, vamos falar de outra coisa”. Temos muita dificuldade para aceitar a realidade da morte e da finitude do ser humano. Mesmo sabendo que o nosso fim é a coisa mais certa que, um dia, ninguém sabe quando, teremos que enfrentar, sempre de novo, de uma ou de outra forma, mostramos a nossa inconformidade com esta questão. Como cristãos, sabemos que a morte não é o assunto predileto de Deus. Ele “é Deus dos vivos e não dos mortos” (v. 32). Se continuamos apavorados diante dela, certamente é porque os medos que nos assombram, ocupam o lugar em nosso coração que, em verdade, deveria ser ocupado por Deus. Quem confia nele e tem certeza do seu poder e do seu amor, não precisa temer nem mesmo a morte, pois ele nos ensina que ela, o último inimigo, já foi vencida e que nós, desde já, podemos viver, pela fé em Jesus Cristo, o que virá depois. Para os que crêem, a morte não é a última realidade. Para eles, o que predomina é a ressurreição para a vida eterna. Ressurreição não é, como alguns pensam, a memória que guardamos dos que já partiram; também não é reencarnação. Ela é promessa do próprio Deus e, por isso mesmo, ela é a essência da fé da Igreja cristã. “Deus é Deus dos vivos”. Essa certeza traz conforto. A morte não precisa nos assustar. Ela não é a última palavra. A palavra final é a de Deus que, através de Jesus Cristo, nos garante o consolo e a esperança da ressurreição e da vida eterna.