Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

07 de julho de 2003

IMPOSSÍVEL NÃO PERCEBER!

Mateus 5.13-16

“Traz a faca e a farinha, meu bem, que o churrasco já está pronto, meu bem”, assim diz o refrão de uma canção gaúcha. Você já pensou em comer churrasco sem sal? Já imaginou uma casa onde as lâmpadas estão todas escondidas e, apesar de ligadas, não emitem luz? Qual seria o sentido das luminárias? Muitas cidades brasileiras se localizam sobre elevações e, de longe, sabe-se onde elas se encontram. Alguém duvidaria de sua localização? Jesus usou essas três ilustrações para mostrar qual é a responsabilidade dos discípulos neste mundo: salgar e iluminar. No mundo corrompido pelo pecado, Cristo é a nossa salvação. Nossa responsabilidade como discípulos é ser força salvadora no mundo, pela presença de Cristo em nossa vida. Nossa vida com o Salvador Jesus é como uma lâmpada acesa. Assim como seria ridículo construir uma casa com lâmpadas escondidas, seria, igualmente, inconveniente esconder a fé diante das trevas, da falta de direção do mundo que está ferido por suas quedas. Como seguidores de Jesus, somos convidados e desafiados a ser uma lâmpada que alumia ao nosso redor. Precisamos brilhar por Jesus e ser vistos de longe como a cidade construída sobre o monte. O cristão se faz perceber. É significativo que Jesus nos ordena que deixemos as boas obras serem vistas e, também, nos adverte contra o orgulho ou exibição mediante “shows” de esmolas, oração e jejum. O cristão recebe ordens para viver em bondade e serviço, abertamente diante do mundo, mas é advertido para só fazê-lo para a glória de Deus.