Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

28 de abril de 2003

VENÇA O MAL COM O BEM

Romanos 12.9-21

Olho por olho, dente por dente, certo? Bateu, levou. A honra acima de tudo. O resultado você já conhece: retaliação, vingança, ódio, sangue, facada, guerra, sofrimento, morte. Esta é a lei do mundo. O texto bíblico de hoje mostra uma proposta bem diferente. É uma proposta de amor, não de ódio; de respeito, não de desrespeito; de acolhimento do outro, não de expulsão; de perdão, não de vingança; de bênção, não de maldição; de humildade, não de orgulho. Ou, para usar o texto bíblico que sintetiza esta proposta – de não deixar que o mal vença você, mas que você vença o mal com o bem. Quando olhamos para o nosso coração, sempre tão pronto a atacar o mal com o mal, esta proposta de Deus parece absurda. Mas essa é a única maneira de se construir vidas, famílias, igrejas, sociedades mais comprometidas com o bem comum e empenhadas em estabelecer caminhos de mais justiça, fraternidade, paz, felicidade. Deus mostrou como o mal pode ser vencido com o bem. Jesus Cristo, em sua vida terrena, sofreu muito, mas não revidou. Quando, finalmente, seus inimigos pensaram que o tinham calado para sempre, na cruz, eis que ele reviveu glorioso e vitorioso sobre todos eles. E o mais importante é que este foi o plano de Deus para salvar as pessoas dos seus pecados. Na aparente derrota de Jesus, estava a semente da sua vitória. Vitória em favor de todas as pessoas, como você e eu, para que creiamos nele como nosso Salvador e, por causa da fé, vivamos em amor, sempre vencendo o mal com o bem. E assim sejamos mais felizes.