Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

08 de agosto de 2004

De olho no fato

Hebreus 12.1-13

Conta-se que o Fato, a Fé e a Experiência estavam caminhando enfileirados em cima de um muro. Na frente do grupo, vinha o Fato, caminhando com passos firmes e determinados, sem desviar seu olhar. Logo atrás dele, vinha a Fé. Tudo ia bem com a Fé, enquanto tinha o Fato como seu guia. Até que, por curiosidade, tirou os olhos do Fato e voltou-se para ver como estava caminhando a Experiência, que vinha logo atrás. Neste seu movimento, a Fé perdeu o equilíbrio e caiu; a Experiência, que seguia a Fé, caiu também. Na sua Palavra, Deus nos orienta para mantermos “os nossos olhos fixos em Jesus, pois é dele que depende a nossa fé, desde o começo até o fim” (v. 2), tendo sempre em vista o grande fato – sofrimento, morte e ressurreição em favor de todos os homens. Seguindo esse fato, nossa fé irá muito bem, suportará aflições, manterá o equilíbrio, mesmo diante de tentações, e sempre avançará em direção ao alvo, ao prêmio da vida eterna. É um grande risco para a fé tirar os olhos de Cristo. Quando a fé deixa de seguir esse fato concreto de amor e passa a olhar as coisas ao seu redor, seguindo outros guias e deixando-se levar pelas circunstancias da vida, o equilíbrio se vai e a queda torna-se inevitável. A nossa vida pode ser construída sobre uma fé firme e fundamentada no amor incondicional de Cristo. E, mesmo na queda, podemos lembrar: “Deus guia com segurança, no caminho em que devem andar, as pessoas que ele aprova. Se caírem não ficarão caídas porque o Eterno as ajudará a se levantar” (Salmo 37.23s.).