Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

01 de março de 2005

Entre vocês não pode ser assim

Mateus 20.17-28

Assim como? Um se colocar acima dos outros. Na comunidade cristã há hierarquia? Ou não? O sacerdócio geral de todas as pessoas que crêem é para valer mesmo? Ou não? Por que, então, a insistência de alguns quererem sentar nos lugares de honra, na cabeceira da mesa, onde se colocam os que mandam? Jesus afirma: “Mas entre vocês não pode ser assim. Ao contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês” (vv. 26,27). Jesus deixa esta orientação aos seus discípulos quando estão a caminho de Jerusalém, o lugar onde ele será condenado e crucificado. O Messias não apenas diz como deve ser o procedimento entre os seus seguidores. Ele também dá o exemplo com a própria vida: Jesus “se esvazia de si mesmo, assumindo a forma de servo. Ele se rebaixa, andando nos caminhos da obediência até a morte, e morte na cruz” (Filipenses 2.7-8). Esta é a lição que o Servo humilde de Deus dá. Quem não se coloca debaixo da soberania do Pai, procura impor-se como senhor acima dos outros. Cada um examine-se a si mesmo e veja onde procura sobrepor-se aos demais. Pode ser de forma sutil, discreta, encoberta com um manto de piedade. Seja como for, é necessário reconhecer esta nossa inclinação egoísta por supremacia, assumir uma atitude de sincero arrependimento e colocar-se no lugar de servidor. Não é fácil! Por nós mesmos, na verdade, isto é impossível. Só com a ajuda de Deus! Peçamos a ele que isso aconteça. Para o bem do próximo e para o nosso próprio bem.