Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

01 de julho de 2005

Existe fé sem riscos?

Atos 18.1-22

Creia em Jesus e você será um vencedor! Esta afirmação pode conter a idéia de que pessoas de fé sempre terão sucesso em todos os seus empreendimentos. Ela é amplamente divulgada e tem um grande número de seguidores. O relato bíblico de hoje, no entanto, contraria esse jeito de pensar. O apóstolo Paulo não colheu somente vitórias na sua missão de pregar o Evangelho, mas experimentou, também, o julgamento do tribunal de Acaia e muitas outras adversidades. Os judeus acusavam o apóstolo de tentar persuadir pessoas a adorarem a Deus de forma contrária ao que determinava a lei. Nas suas pregações, ele anunciava que o Messias esperado por Israel fora enviado em Jesus. E, em resposta a esta pregação, muitas pessoas solicitavam o Batismo e constituíam comunidades cristãs. Não, o trabalho missionário de Paulo não obteve somente sucesso e vitórias. Por vezes, também teve que enfrentar tribunais, prisão e torturas. Ao intermediar conflitos nas comunidades, foi submetido a duras perseguições. Portanto, não é verdade que, pela fé em Cristo, somente encontramos sucesso e vitórias. A trajetória pessoal do apóstolo Paulo é o melhor testemunho de que o anúncio do Evangelho não conduz, necessariamente, para uma vida plena de glória. Não existe fé sem riscos! Porém, como Paulo cumpriu o chamado de Deus em meio a pesadas adversidades, nós também podemos cumpri-lo, confiantes e firmes na sua promessa que diz: “Não tenha medo, continue falando e não se cale, porque eu estou com você” (vv. 9s.).