Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

01 de agosto de 2005

Onde está Deus?

2 Reis 2.1-15

“Onde está o Senhor, o Deus de Elias?” (v. 14). Essa pergunta do profeta Eliseu não silenciou até hoje. Se olharmos para a nossa realidade de contradições e violência, parece que as dúvidas e a falta de fé aumentam cada vez mais. Como saber se Deus realmente existe? Conta-se que um garoto estava empinando um papagaio. O vento era favorável e muitas nuvens cobriam o céu. O papagaio subiu até ser totalmente envolvido pelas nuvens. Um homem que passava por ali perguntou ao menino o que ele estava fazendo. “Estou empinando um papagaio”, respondeu. “Como você sabe que o papagaio está lá em cima, se você não consegue vê-lo?”, continuou perguntando o transeunte. E a resposta do garoto: “Não o vejo, mas de vez em quando sinto um puxão e isso me dá certeza de que ele está lá”. Com Deus não é diferente. Ele existe e age também hoje na natureza e, particularmente, na vida de cada pessoa. Nem sempre, porém, o percebemos, porque as espessas nuvens do pecado o encobrem diante dos nossos olhos. Não percebemos Deus, olhando para o egoísmo, as contradições e a maldade do nosso mundo. Percebemo-lo na sua santa Palavra e na Santa Ceia, que nos levam ao arrependimento. Esses são os sinais da sua presença. São eles que dissipam as nuvens de pecados que nos envolvem. Esse é o caminho que fortalece a fé e nos revela o Deus dos profetas que “é o mesmo ontem, hoje e sempre” (Hebreus 13.8). Só assim sentimos o cumprimento da promessa de Jesus: “... eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mateus 28.20).