Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

01 de abril de 2004

AS PIORES TENTAÇÕES

Salmo 116.1-9

Quando Deus nos dá a fé verdadeira e nós passamos a viver na certeza de que temos um Deus gracioso em Cristo, estamos no paraíso. Agora, quando menos esperamos, a coisa pode mudar de figura, e somos abalados a ponto de pensarmos que sua intenção é arrancar o Senhor Jesus de nosso coração. Nesse momento, Cristo fica oculto aos nossos olhos, a ponto de não termos nele consolo algum, pois o diabo introduz em nossos corações os mais terríveis pensamentos a respeito de Cristo. E assim nossa consciência sente que perdeu a Cristo, e passa, então, a debater-se e a desanimar, como se tudo o que nos estivesse reservado fosse ira e castigo de Deus, que merecemos por causa de nossos pecados. Sim, mesmo que não estejamos conscientes de pecados manifestos, o diabo pode muito bem transformar em pecado aquilo que não é, e, desse modo, atacar e atemorizar o nosso coração, martirizando-o com pensamentos como este: Quem pode dizer que Deus quer ter você a seu lado ou se quer dar-lhe Cristo? E esta é, sem dúvida, a mais terrível e a pior das tentações que Deus envia para pôr à prova seus grandes santos. Numa situação dessas, tudo que a pessoa sente é que Deus a abandonou com sua graça e não a quer mais, e, para onde quer que olhe, nada vê senão ira e terror. Agora, nem todos passam por tentações terríveis como essas, e só consegue entendê-las aquele que se encontra no meio delas. Só os mais fortes conseguem resistir a golpes duros assim.